Saber essa resposta nos ajudaria a evitar muitos acidentes que ocorrem nas edificações e até mesmo perda de vidas. Mas, como não é possível saber quando ou o local, a ENGÉTICA preparou um artigo para ajudá-los a manter a edificação o mais segura possível.
O SPDA (SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS)
Popularmente conhecido como Para-raios, tem como objetivo principal evitar ou minimizar danos materiais, e também aumentar a segurança das pessoas e animais dos efeitos destas descargas elétricas.
Além das descargas atmosféricas diretas nas edificações, temos também as indiretas. Ou seja, aquelas incidentes a distâncias de quilômetros, e que podem induzir sobre tensões pelo solo, causando assim, paradas nas indústrias, perdas de produção, danificar instalações e equipamentos.
A IMPORTÂNCIA DE UM LAUDO DE INSPEÇÃO DETALHADO
O laudo de inspeção serve para atestar a eficácia do sistema, mas também serve como base para novas inspeções, além de possíveis reparos e adequações do SPDA. Por conta disso, quanto mais detalhes forem abordados no laudo, contribuirá para que o sistema continue funcionando de forma correta por um maior período de tempo, garantindo assim a funcionalidade do sistema caso a edificação receba uma descarga atmosférica.
LAUDO SPDA
Depois de executado o projeto e a instalação do SPDA, o laudo se torna um item indispensável. É com base nele que as inspeções periódicas serão realizadas. Este laudo consiste em um documento técnico, feito por um engenheiro eletricista devidamente habilitado.
Um laudo deve conter as verificações e os documentos abaixo:
- A existência dos documentos pertinentes ao SPDA, tais como: projeto e laudos anteriores;
- Se existe projeto, e se este está em conformidade com o SPDA;
- As condições quanto a deterioração e corrosão dos captores, condutores de descida e conexões;
- A existência da equipotencialização do subsistema de aterramento;
- A integridade física do subsistema de aterramento não naturais, e se estes, estão em boas condições quanto a corrosões ou deterioração dos seus condutores e eletrodos;
- Valores das medições ôhmicas e de continuidade do sistema de aterramento;
- Registros fotográficos do SPDA;
- ART;
- Laudo conclusivo contendo as inconformidades conforme NBR 5419, caso elas existam.
QUANDO E QUEM DEVE REALIZAR A INSPEÇÃO:
Toda inspeção deverá ser realizada por um profissional habilitado (Engenheiro eletricista), com experiência e qualificação comprovada. As inspeções ocorrem da seguinte forma:
- Caso o SPDA esteja sendo instalado, é necessária uma inspeção durante e após a obra ser finalizada;
- Quando o sistema for alterado, sofrer algum reparo ou descarga atmosférica;
- Semestralmente realizada pelo responsável pelo SPDA de forma visual, sem necessidade de laudo, com o objetivo de detectar pontos que possam ter sofrido desgaste ou destruição.
- INSPEÇÃO ANUAL emitindo laudo e ART, caso o sistema esteja instalado em estruturas contendo munição, explosivos ou em locais expostos à corrosão atmosférica severa (regiões litorâneas, ambientes industriais com atmosfera agressiva etc.). Ou ainda em estruturas pertencentes a fornecedores de serviços considerados essenciais (energia, água, sinais etc.).
SUA EDIFICAÇÃO ESTÁ PROTEGIDA? QUANDO FOI A ÚLTIMA INSPEÇÃO DO SEU SPDA?
Certifique-se que se sua edificação possui todos os itens obrigatórios para proteção, caso não tenha, contate uma empresa especializada.
REFERÊNCIAS:
- NBR 5419/2015- PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ATMOSFÉRICA
- NR 10- SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
- NBR 5410-INSTALAÇÕES ELÉTRICA DE BAIXA TENSÃO
- NBR 7117- MEDIÇÃO DE RESISTIVIDADE E DETERMINAÇÃO DA ESTRATIFICAÇÃO DO SOLO
- NBR 15749- MEDIÇÃO DE RESISTÊNCIA DE ATERRAMENTO E DE POTENCIAIS NA SUPERFÍCIE DO SOLO EM SISTEMAS DE ATERRAMENTO.
- SOUZA, A.N, et all, SPDA- SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ATMOSFÉRICA, 1° edição, São Paulo: Érica, 2012.